quinta-feira, 27 de maio de 2010

Um dos principais problemas ambientais é poluição e mesmo que as pessoas digam que reciclam e fazem outras muitas coisas para não poluir o planeta, não existe quase ninguém que seja totalmente amigo do ambiente, pois todas as pessoas, nem que seja por um bocadinho, deixam a sua "pegada" de poluição no planeta. Algumas soluções são, como por exemplo andar de autocarro, de metro, de bicicleta ou até mesmo a pé, reciclar o máximo possível, nunca usar CFC'S, nem nunca contribuir para uma poluição sonora também.

Problemas Ambientais






As medidas tomadas na resolução dos problemas ambientais inerentes aos automóveis têm sido várias, desde a proibição de certos tipos de combustível à educação ambiental.

Quanto à poluição atmosférica, e uma vez que grande parte das emissões depende do tipo de combustível utilizado, a maior parte das medidas prende-se com a alteração dos combustíveis, bem como no melhoramento da tecnologia e performance dos veículos (proibição do chumbo na gasolina, limitação da volatilidade da gasolina, utilização de gasolina reformulada, limitações de enxofre no gasóleo, controlo de emissões, etc.)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Problemas ambientais e suas soluções

Nos dias de hoje, a população, mesmo que não note, só contribui mais para a poluição do nosso planeta. Muitas das vezes um dos tipos de poluição que as populações costumam fazer, com muita frequência, é andar de carro o que contribui para a diminuição da camada de ozono (camada gasosa fundamental à vida na Terra) fazendo assim com que aumente o aquecimento global, fazendo assim derreter os glaciares (degelo), aumentar a temperatura terrestre e o aumento dos níveis marítimos também.
Soluções fáceis que a população deve ter para diminuir estes problemas:
Andar a pé, de bicicleta, de transportes públicos, de carro (se levar pelo menos 3 ou 4 pessoas), evitar o consumo de tabaco, para não libertar gases poluentes, e reciclar, o que contribui bastante para a diminuição da poluição ambiental/terrestre.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Buraco do Ozono


Ao longo dos últimos 25 anos, tem-se verificado uma rarefacção da camada de ozono que protege o planeta das radiações ultravioleta prejudiciais. Na Antárctica, a camada de ozono sofreu uma diminuição tão significativa que se formou um buraco que está a aumentar gradualmente. Actualmente no pólo norte uma situação semelhante acontece.
A constante destruição da camada de ozono leva a um aumento de raios ultravioletas (UV), altamente energéticos que atingem a superfície do planeta.Estes raios ao atingirem a Terra provocam graves problemas ao nível dos ecossistemas marinhos (destruição do plâncton), promovem a destruição do DNA das células provocando cancro de pele, entre outros.

Problemas Ambientais

Um dos grandes problemas ambientais é que a floresta Amazónia está a desaparecer e nós dependemos dessa floresta pois ela é os pulmões da terra.
O descongelamento dos icebergues podem provocar a subida das águas do mar e isso e devido ao aquecimento global.